Ate que ponto podemos mentir?

Não é preciso ser um gênio pra saber que o convívio de pessoas circundado por mentiras fica impossível e acaba sendo destruído. Passar horas, dias, meses e ate anos agüentando mentiras de pessoas ou descobrir que a pessoa ou grupo só fazia mentir pra você, trás desilusão e uma quebra de amizade. E perante a essas verdades, por que existem pessoas que ainda mentem?

Mentir é a tentativa de viver o que se queria e não como a pessoa vive. Mente pelo fato que queria que tivesse ter acontecido, mas na verdade, não aconteceu. Por trás da mentira, está uma dificuldade de lutar com a realidade, levando a pessoa a acreditar na própria mentira, o que acontece mais freqüentemente. 

No ato de mentir, só existe uma verdade: o beneficio próprio. O filosofo alemão Emanuel Kant desenvolveu pensamentos e era adepto há verdade absoluta. Ele diz em seus estudos que dizer a verdade sempre dignifica-nos, elava-nos e transforma-nos em seres superiores. Ele estabeleceu uma filosofia - Não minta em hipótese alguma - e que devemos seguir e obedecer. Mas será que dizer mentiras sempre trás beneficio próprio ou trás o mal a quem é contado? Será que a verdade deve ser encarada como um postulado científico, nunca sendo quebrado? 

Quando contamos uma mentira em beneficio próprio e que posteriormente trará sofrimento a quem foi contada e, suponho como certo que, trás mais tristeza a quem contou, estamos sendo pessoas individuais, que nao merecem confiança, querendo tomar proveito da situação. Há pessoas que mentem pra destruir outras, como também aquelas que soltam mentiras apenas por Hobbie. 

Mas existem certos tipos de questionamentos em que a mentira pode ser usada para o bem, claro, dependendo do ponto de vista de uma verdade absoluta. Mentir à ditadores e assassinos sobre as pessoas que eles perseguem e querem matar não seria um ato legal? Mentir à moribundos a verdade sobre sua situação clinica não seria um ato de humanidade? Como humanos, pensamos que sim. A verdade que só trás sofrimento e angustia a quem seja, é crueldade. Falar a verdade nesse tipo de situação é colaborar com o inimigo, ser cruel e tolo. Falar sempre a verdade é ótimo, mas em certas situações elas podem ser quebradas, evitando uma dor ainda maior. A verdade não pode estar sempre acima do amor que temos e devemos aos outros. 

Há ocasiões em que a mentira é legitima e que certas verdades podem e devem ser omitidas pelo amor ao próximo, seja do modo que for (fraternal, carnal ou paternal). 

A mentira é popular. Acontece com todos. Faz parte das relações, sejam elas mais ou menos graves. A mentira faz parte da nossa vida. Mas ela se torna comprometedora quando o sujeito em questão precisa (sentindo a necessidade de mentir, não conseguindo enfrentar-se com ele próprio, com a realidade em si) mentir ao próximo em beneficio próprio. Muitas vezes, acontecendo na maioria das pessoas, por medo de perder o "grande amor", a afeição, a amizade, a admiração do outro que ama ou tem algum sentimento, cria mentiras, formando uma grande teia delicada, existindo em cima disso um enorme motivo para por em risco o amor ou sentimento daquele que acaba por se sentir enganado. 

Nessas ocasiões, nos perguntamos: Por que mentir?

-#-

Nós sempre teremos questionamentos que não terão respostas, como na pergunta "por que mentir?", mas na vida, nem sempre, devemos encarar tudo de forma tão dura. E de forma bem humorada e direta, colocarei algumas mentiras que homens e mulheres dizem as outras pessoas e principalmente a elas mesmas:

1. Não sou bom o bastante.
2. Se você for uma boa pessoa, os outros vão te amar.
3. Não podemos confiar nas pessoas
4. Dinheiro não trás felicidade
5. Não podemos magoar os outros
6. Os pais sabem o que é melhor pra nós. 
7. Não troquemos o certo pelo duvidoso.
8. “Ate que a morte os separe”
9. A vida é assim, temos que nos conformar.
10. Foi Deus quem quis.
11. Já estou velho demais pra isso.
12. Eu não mereço tanto.
13. Homem só pensa naquilo.
14. Ele não vai gostar da de mim por conta da minha celulite.
15. Mulher que admite gostar de sexo é p***.
16. Eu nasci assim e não vou mudar. 
17. Melhor não se entregar para não sofrer mais tarde. 
18. Tem sempre alguém querendo me botar pra trás.
19. Eu liguei pra você ontem e só dava ocupado.
20. Eu sempre olho a beleza interior.
21. A comida esta ótima.
22. Minha mãe disse pra eu não chegar muito tarde.
E a mais falada de todas:
23. Eu sou uma pessoa sincera.


8 comentários:

Uau, bem mais completo que o meu XD

Meu caro Will, realmente é impocivel escapar desses mentirosos, nos incluo nisso, pois ninguém é capaz de dizer sempre a verdade. Embora normalmente achemos a idéia de mentir abominável, até mesmo nós acabamos mentindo certas vezes, o mundo aprende a conviver com a mentira e cada vez mais apurado na arte de distinguir os mentirosos ^^

abraços

sem mais

Esther

Nossa...que demais!
Realmente na vida nem sempre devemos encarar as coisas de forma tão dura...

Adorei!
Parabéns pelo blog!

Beijinhos

impossível não mentir. é a mais pura realidade ;D
inteligente o post õ/
ameei o blog !!

o Morango Falante passou por aqui !
http://morangofalante.blogspot.com/

li o post q vc recomendou e eu concordo com cada palavra sua. Amar é um dom supremo, todos sabem amar o problema é que não amam da maneira certa. Amam, mas não confiam, amam mas são orgulhosos. Amam com medo, amam não querendo amar. Realmente, tem que se estar muito preparado para isso :s

eu adorei seu blog, vc escreve muito bem! Vou acompanhar! ;*

Ah, eu não minto! Ninguém mente! Tudo já virou realidade ! ;D

poxa essa sua analise quanto a mentira é um tantoooo verdadeira. ao contrario do que amy lee canta na musica " everybody's fool"
(there is nothing better than a good lie...)

ela errou na composição toda mentira atormenta seu criador que se mantem assustado só na hipotese da verdade vir a tona, e quando ela vem a tona as vezs acaba destruindo amizades e etc...

aproveitando que to aqui
será que vc poderia fazer um favorzinho :D
O MEU BLOG É O EXOTICLIC E LE TÁ CONCORRENDO NO GRUPO " D " deste link
http://votegeistolia.blogspot.com/
será que vc poderia votar em mim?

Tem um selo p vc no meu blog, passa la dps p pegar! :)

OII...

TE INDIQUEI UM SELO... PASSA LÁ E PEGA.

http://1000acasos.blogspot.com

=)

Postar um comentário

Gostou?! Por que nao me diz o que achou, então?