Você ama?

Escrevi ontem, em um caderno velho, sobre o amor, o que seria o amor e como encaramos ele em todas as ocaisiões da vida, mas em uma visão geral, de amores fraternais e carnais. Espero que me entendam e analisem o que colocarei daqui em diante. Não coloco esse texto como a verdade do amor; cada um tem sua ideologia sobre o amor, mas colocarei aqui uma idéia mais analítica da coisa.

O amor é confundido com o medo e a dependência; mas não há nenhuma relação entre medo-dependencia e o amor. Devemos saber dividir as coisas a aprender quando você pode dizer que encontrou o seu amor. Mas isso, quando chega a pessoa certa, nos sabemos dizer. As crianças, por exemplo, dependem dos seus pais e os professores, respeitando-os e temendo-os. Depende dos pais pra se vestir, para se alimentar, para dormir e para receber instrução e dos seus professores para saber ler, escrever, conviver em grupo e ser uma pessoa mais digna. É claro que com isso sentem-se protegidas, passando a respeitá-los, e a temê-los ate; mas, isso não significa que os amam.

Isso é comprovado examinando-se o comportamento das crianças com seus colegas, que confiam muito mais neles em que seus pais. Todos sabemos e já passamos por isso. Quando somos crianças, falamos para nossos amiguinhos e amiguinhas de coisas intimas que jamais falaríamos aos nossos pais. Analisando, podemos dizer que é falta de verdadeira confiança entre pais e filhos e como falta de amor verdadeiro. Temos uma repressão pelas pessoas que nos amam de verdade, como nossos pais e passamos a criar um amor entre um amigo ou amiga; essa ilusão, na maioria das vezes, não dura para sempre.

Existem enormes diferenças entre o amor e o respeito, o temor, a dependência e o medo. O respeito e o amor devem estar sempre unidos, porem, nunca devemos confundir um com o outro. Nossos pais as vezes idealizam que querer um bom emprego pro filho, um bom casamento para a filha, etc., pensam que estão demonstrando o amor deles, confundindo esse sentimento.

Mas as pessoas confundem respeito com amor. Nós respeitamos nossos pais, professores, irmãos, amigos, e acreditamos que os amamos. Ate um dia começamos a ter um relacionamento regado de bons momentos e respeito para o mesmo, começamos a idealizar um amor que ate então não existia, mas o que deveria ser uma coisa natural passa-se a ser um sentimento forçado e acabamos criando um amor em cima daquilo, temendo não estar mais do lado daquela pessoa; isso não é amor, é medo. E quantas pessoas que temem pensar por si mesmos nos mistérios da vida e da morte? Essas pessoas têm medo de perguntar ou questionar o que lhes aguarda alem da fronteira da morte, se Deus existe, o que é o inferno e se tudo que esta na bíblia aconteceu realmente. Sem ter inquirido e sem ter perguntado e sem compreendido, cheias de beatitude, exclamam: Amo a Deus! Porem, elas crêem que o amam, quando apenas O temem.

Todo mundo diz que adora todo mundo, mas isso não é verdade. Muito raro encontrar alguém que saiba realmente amar. O que acontece é que as pessoas ainda não compreenderam o que é esse sentimento chamado AMOR e sempre confundindo-o com outras manifestações psicológicas, como paixão, temor, medo, segurança, etc. Sendo assim, podemos dizer que as pessoas não sabem amar. Se soubessem mesmo, de fato, a vida seria um paraíso; não é mesmo? Nos acreditamos que amamos nosso(a) companheiro(a) de namoro, fazendo juras eternas. O que acontece é que estão somente apaixonados, satisfeitos com a paixão, percebendo um dia que o amor não existia, apenas uma atração e o medo de não ter mais aquela pessoa do lado.

A paixão engana a mente e o coração. Todo pessoa que esta apaixonada, acredita que está enamorado, amando. Muito difícil encontrar um casal que se ama verdadeiramente. Existem muitos apaixonados, mas é difícil ver os amantes de verdade. Mas devemos admitir, se existe alguma coisa difícil neste mundo é não confundir paixão com amor. A paixão é o veneno mais delicioso e sutil que se pode conceber, e sempre termina triunfando, causando desilusão de “não amor” do próximo consigo mesmo. Agora, pare e pense: será que amamos aquela pessoa ou apenas fomos apaixonados como vemos que o mesmo foi conosco?
A paixão é sexual, isso é fato; é bestial, mesmo que, às vezes, apresente-se tão sutil que facilmente se confunda com amor.

Uma coisa fácil de pensar e difícil de fazer: devemos compreender urgentemente o que significa o sentimento AMOR. O amor não existe, para nossa infelicidade, no ser humano. E não é pelo fato de não existir em nós, que pode ser comparado ou adquirido como uma roupa em uma loja. O amor não pode ser misturado com ciúmes, paixões, violências, temores, apegos, dependência psicológica, etc.

O amor deve nascer em nós, e somente nascer o amor em nós, quando tivermos compreendido todas as manifestações do ódio, do temor, da paixão (sexual), do medo, do abismo psicológico que criamos etc. Devemos que compreender nossos defeitos e falhas psicológicas, examinando suas manifestações em nossa vida diária, não só a nível intelectual, como tento fazer aqui, dizendo alguns pontos sobre o caso, mas também nos novéis mais subconscientes.

Devemos nos olhar no espelho e analisar todos os seus defeitos. Saiba mudar, crescer e extrair todos eles, para que de forma espontânea, nasça em nós o amor. Só amor pode transformar, realmente, o mundo.

11 comentários:

Oi Will, qnto tempo guri ^^

Concordo com mta coisa q vc escreveu nesse post !

Abrazz; =]

Oh, meu caro Will, o amor existe, as pessoas atualmente é que não sabem amar.

Pra mim o amor é uma doença meu caro, paternal, fraternal, maternal, sexual, qualquer um deles.

Só existe uma exceção, o amor próprio, parece-me que as pessoas com suas frustrações amorosas aprenderam a cultivar esse amor, as vezes se tornando excessivamente egocentricas e magoando ainda mais pessoas que em breve se tornaram outros egocentricos.
Tem uma música de Renato Russo que diz:

"Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente inganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quizer alguém em quem confiar
Confie em sí mesmo"

E com essa corrente egoista é raramente quebrada e por isso as pessoas costumam se sentir cada vez mais sós, precisando de amor, quando o único amor que conseguem dar a si mesmas é o amor próprio. Mas será que isso basta?

Eu julgo saber amar, amo meus amigos e irmãos, sim, não é mentira, me importo com eles e os quero bem, considero isso amor. Realmente se importar com alguém, ficar triste com as tristezas do alguém amado, sentir-se feliz pelas boas coisas que acontecem a esse Ser. Mesmo julgando o amor como doença não me vejo livre do mesmo, e não sei se seria mais feliz sem ele.

Não sei se sou amada por aqueles que amo, mas amá-los me basta. Sinto-me bem fazendo-os bem. Acho que isso é o amor.

abraços

É, sim, com a Marilyn Monroe! Mesmo ela não sendo a protagonista de A Malvada, a presença dela, em algumas cenas, já vale!! Realmente O Grande Truque e a Amnésia são demais! Principalmente Amnésia, um dos melhores filmes que já vi... Vou ter que encontrar uma locadora que tenha filmes mais antigos. Tá difícil de achar... Ah, Cães de Aluguel parece ser tri mesmo.
Bjs

Eu amo amar!
Acho um sentimento puro
deixei um selo pra ti
e tbm eu escrevi um texto sobre o amor!
muito lindo
se der passa lá!
bjooO

te indiquei um selo (:
beijos!
bom mesmo o blog!

o único amor q sinto que é amor é oq eu sinto pela minha mãe.
gostei das análises, abçs.

e eu axando que o amor de uma criança pelos pais era o unico puro e verdadeiro. =/, rsrsrrsrss, amor é algo complicado , é um sentimento tão neutro e ao mesmo tempo muito envolvente.
tem dois selos pra ti nu meu blog..:Dpega lá!
bjus
http://taynalu.blogspot.com/

Oi jr..Sou eu seu irmao que te Ama verdadeiramente.

Vou tentar comentar, mas nao se assuste pois sou muito critico e analizo muito todos os lados...
Alias vc fala do "amor" de amigos e tal, que nao deixa de ser verdade, e que certos sentimentos que cultivamos com entes e pessoas proximas como professores e tal... que nois nao amamos e tal...e sim sentimos sentimentos como medo, respeito, ate mesmo segurança.
Mas vou te dizer uma coisa, o maior amor que existe é o amor fraterno, ou seja, os de nossos pais, amigos, mendigo, arvore, pedra, agua... deixa eu esplicar... aquele que vc nao tem que ter nada em troca alem daquele que vc sabe que é natural... deixa eu tentar fazer vc entender melhor... Amar sem esperar receber de volta, amar simplismente por ele esta la no mesmo lugar todos os dias mesmo ele nao demonstrando que sente o mesmo por vc... o amor deve vir sempre da primeira pessoa e nao da terceira.
Hoje em dia eu nao penso que o amor nao seja a maior força que existe e que ela seja a coisa ou força que vai mudar o mundo... Existe no meu entendimento uma força maior que o amor... "EMPATIA"
Lembra daquele das palavras: "amar o proximo como a ti mesmo" EMPATIA.

Outro dia eu mandei um recado no orkut de um amiogo.. nao lembro bem exatamente as palavras que eu usei mas dizia mais ou menos assim:"Que vc nao deve atribuir a sua felicidade a outra pessoa" .
O amor certamente esta relacionado à felicidade, desta forma nao espere a pessoa ama-la para vc amar tb e ser feliz somente pela existencia de outra pessoa ou retribuição do sentimento...

Eu te amo, amo nossos pais nosso irmao...
Alias, o amor no meu entendimento nao é coisa que tem que ser analizada ou discutida, pois quando esse sentimento aparede de forma a nos relacionar com outra pessoas, do tipo como namoro, romance e tal, nao pensamos, nao analizamos, nem jugamos o nosso sentimento, apanas amamos.

Parabens pelo blog. tenho muito orgulho de vc

TE AMO

Quer saber qual seu tema e outras coisas mais ?

===================================
Acesse:
http://idjay-c.blogspot.com

Acompanhe!

Caara... adoreii seu blog... =)
o amor é essa coisinha fascinante que meche completamente coma gente de uma forma inexplicável...

Esse pé que está na foto está com chulé?

Postar um comentário

Gostou?! Por que nao me diz o que achou, então?